domingo, 27 de julho de 2008

CARTA À AMANDA



São Paulo, 25 de Julho de 2007

Querida Amanda,

Você acabou de nascer, mas eu já tenho muitas coisas a te dizer. Melhor começar agora.

Primeiro que mamãe e papai não poderiam ter escolhido um padrinho melhor para você! Mal você nasceu e já estou bolando um plano para você vir morar comigo. Estou esperando você desmamar e poder tomar sopinhas e leite de mamadeira. Depois desse tempinho, você virá pra cá. Fique tranqüila: sei trocar fraldas, dar banho, contar histórias pra dormir. Levar pra passear é minha especialidade. Mamãe e papai hão de concordar com essa decisão. Todavia, o seqüestro não está descartado. Mas, se preferirem as vias legais, posso anuir com um acordo judicial de visitas a cada 15 dias. Ou seja, papai e mamãe podem te ver a cada 15 dias, que fique bem claro.

Olha, querida Amanda, podem me chamar de louco, mas nesse hospital que você nasceu, há uns 20 anos atrás, passou uma mulher chamada Vilma Faria! Ela fez a mesma coisa que eu vou fazer contigo, com um menino chamado Osvaldo. Só que ela queria fugir para sempre e colocou o nome do menino de Pedrinho! Mas fique tranqüila, meu amor, seu padrinho é louco, mas não é ruim. Não vou fugir com você para sempre. Também não vou trocar seu nome. Isso poderia te causar problemas de personalidade e aí... a conta do terapeuta ia ficar muito cara. Sei bem como é isso...pra falar a verdade... eu estou enlouquecendo a minha terapeuta... e a conta? A conta está pendurada.

Até porque, também, papai e mamãe escolheram o mais lindo nome para você. AMANDA! Em latim, quer dizer “digna de ser amada”. Eu diria mais que isso: digna de ser amada, idolatrada, venerada, cultuada, admirada, o mundo deveria se curvar à sua beleza e às suas vontades!

A única coisa que papai e mamãe não escolheram muito bem pra você, foi sua madrinha! Oh, pequenina Amanda, você tão linda e frágil, com uma madrinha tão biruta como a sua! Mais um motivo para você vir morar comigo!!! Quando você crescer, vou te contar todas as histórias malucas da sua madrinha. Você haverá de concordar com minha decisão. Definitivamente é a mais sensata de todas. Lembre-se: estou sempre pensando na sua segurança e bem-estar!

Amanda, tenho muito orgulho de ser seu padrinho, viu? Você é muito linda (e olha que ainda não vi nenhuma foto sua, por culpa de sua madrinha. A culpa é sempre dela!)! Já sei que você tem os olhinhos da mamãe, as orelhinhas do papai, um monte de cabelo (me disseram até que você já nasceu com o cabelo penteado, partido ao meio! É muito glamour para uma menina só!), uma covinha no queixinho que é um charme! Agora só lhe falta a sensatez e o juízo do padrinho. Mas isso vem com o tempo! Não tenha pressa...

Mas também me orgulho de ti porque és uma menina muito cosmopolita! Nascida em Brasília, papai mineiro, mamãe baiana, serás criada no Mato Grosso (oopss, em São Paulo, comigo. Já ia me esquecendo...), mas acima de tudo porque fostes gerada na China!!!! Por isso você é a minha “chinesinha”. Mas jamais deixem que te chamem de “falsificada”. Todos esses carimbos em teu passaporte é o que chamamos de globalização, minha pequena amada. Haverás de entender em breve. Podemos até combinar uma viagem estilo “mochilão”. Quero muito conhecer sua terra natal. Me leva? Já estou ouvindo sua bisavó Alita falar “mas, menina! Você vai em tudo quanto é moda que João Paulo inventa?!?!”. Fique tranqüila, pequena. Não deixarei que nada de mal te aconteça.

Amanda, querida, há uma poesia de um médico, compositor e cantor santareno (seu pai já morou por aquelas bandas), chamado João Otaviano Matos, que é muito linda e gostaria de declamar a você. Me disseram até que Lulu Santos gravou em versão musical. Veja:

Amanda

Sorrindo, fazes brilhar as trevas
Chorando, tu escureces o sol
Cantando, tristeza não vira
Da vida guarda-se o de melhor
O tempo ensina qualquer dor
E o amor, supera tudo enfim
Ternura é o gesto de se dar
E tens o dom de transformar
Dorme com pureza o teu sonhar
Sonha que outro dia vai chegar
Lembra que o amanhã é todo teu

Amanda

Amanda, amada, quando leres esta carta, provavelmente já serás adolescente. Poderás compreender a riqueza e significado de cada verso deste poema. Também se conscientizará de que és uma pessoa, e o mundo onde nós vivemos tem mais de 6 bilhões de pessoas. Apenas onde você foi gerada, tem mais de 1 bilhão! Compreenderás que você é uma formiga minúscula (a mais linda, sim!) num formigueiro cheio e formigas que andam pra lá e pra cá sem pensar muito no seu propósito de vida.

Nessa mesma época, quando tornares uma adolescente linda, sua cabeça estará em ebulição com as descobertas das milhares de possibilidades que o mundo pode proporcionar. Nessa hora terás vontade de viver tudo ao mesmo tempo! Papai e mamãe tentarão colocar um freio em você. Você vai achar que eles não gostam de você... Relaxe. Não é nada disso. Ninguém vai te amar com tanta força quanto eles. Talvez eu ame. Ou seus avós. Mas sua família sempre vai te amar, por mais que você, numa fase da vida, ache que eles não liguem muito para você. Seus pais, avós, seu padrinho distante, irão te amar mais do que todos os seus futuros namoradinhos juntos. Acredite em mim. Talvez leve décadas até isso fazer sentido. Mas mantenha isso em mente.

No mais, seja bem vinda! Viva, ame, viaje, erre, aposte, arrisque, aproveite! Se te encherem muito o saco, arrume uma trouxinha e corra pra minha casa. Saiba que terás sempre um porto-seguro nos braços do padrinho que te ama muito!

Com amor,

seu Padrinho

6 comentários:

Anônimo disse...

Que lindooooooooooooo!!
Que lindooooooooooooooooooo!!
Que lindoooooooooooooooooooooooo!!

E sábado todo o mundo em Brasília indo conhecer Amanda...

Beijos!!
Talita

Marina Sabino disse...

Juão...
Venho por meio deste comunicá-lo que irei NASCER NOVAMENTE este domingo (03/08), portanto, NÃO ESQUEÇA de escrever uma carta dessa pra mim!E lembre-se, ela tem quer ser (impossivelmente) 22 VEZES MAIS BONITA QUE ESSA.........................

Johnny na Babilônia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como diria a legenda da foto "ME LARGA, MARINA!!!" HAHAHAHAHAHAH

Beiijooss gata, I love you!

Lia Lee disse...

Que fofo!!!
Parabéns pela afilhada, Johnny!!!

Anônimo disse...

João, estou orgulhosa de você. Que carinho... Um texto destes merece uma página de scrapbook bem caprichada. Quando quiser dar um presente para sua afilhada é só falar comigo.
Beijos,
Marta

Anônimo disse...

esta carta é de fazer qualquer AMANDA chorar!
Parabéns que sua Amanda seja tão vangloriada hj qnto na carta
beijos AMANDA