sexta-feira, 22 de agosto de 2008

SOU BAIANO

Enviado por Paula...definitivamente, a melhor filha de Iansã que eu já conheci.

SOU BAIANO

Nizan Guanaes

Quando eu conheci Jorge Amado em Paris, ele me levou para almoçar numbistrô perto do seu apartamento no Marais. Ao longo do caminho, fiqueipensando em algo bem inteligentepara impressionar o grande escritor. Ao sentarmos à mesa ele disparou:Nizan, você já reparou como a bunda da mãe Cleusa é grande?A Bahia é assim. Desconsertante. Pense num absurdo, multiplique por dois: naBahia já aconteceu. Há em Salvador uma casa funerária que se chamaDecorativa e uma companhia de táxi aéreo quese chama BATA (Bahia Táxi Aéreo). É dentro deste espírito esportivo que aBahia surpreende desde 1500. Caetano Veloso me disse rindo que os baianos eos judeus se julgam raças eleitas e que ambostêm razão. Se somos ou não raça eleita, há controvérsias. Masque é uma raçaprivilegiada não há dúvida. Castro Alves, Rui Barbosa, Jorge Amado, AssisValente, João Ubaldo Ribeiro, João Gilberto, Caetano, Gal, Gil, Betânia,Marta Vasconcelos, Glauber Rocha, Dorival e Nana Caymmi, Simone, CarlinhosBrown, Raul Seixas, Ivete Sangalo e agora Pity, Lázaro Ramos e Wágner Moura(dentre muitos outros).Não pode ser coincidência. E não é. É fruto daenergia que o índio enterrou e que o português descobriu misturado com o axéque o negro trouxe.> É essa energia que buscam os cansados,os estressados, os sem esperança, os de alma ou cadeira dura. E a Bahia osescolhe com sua graça e sua benção. Dianne Vreeland diz na peça Full Gallop,grande sucesso a Broadway, que o azul mais bonito é o do céu da Bahia. Tudona Bahia tem luz, sobretudo as pessoas. Que em sua simplicidade, com sua fé,com suas peles negras e dentes alvos, dançam, cantam e iluminam um mundorico, mas cada vez mais pobre.Um desses endinheirados, mas pobre deespírito, certa vez resolveu pegar no meu pé, numa festa, e me perguntou: -Se a Bahia é tão boa, porque você não mora lá? Respondi na lata: - Porque lá eu não me destaco, pois todos são baianos. Bom dia a todos.

Nenhum comentário: