domingo, 8 de fevereiro de 2009

O uso do "nego" e do "neguinho". Racismo ou politicamente incorreto?

O uso do "nego" e do "neguinho". Racismo ou politicamente incorreto?

Às vezes escuto alguma palavra ou expressão e fico com ela martelando na cabeça durante dias a fio.

Há um tempo atrás estava lendo uma entrevista de uma atriz famosa quando ela disse o seguinte:

''O lado ruim, horroroso da fama, é você estar, por exemplo, tomando um suco com o irmão e neguinho fotografa e diz que você está com um homem misterioso; isso já aconteceu comigo''

Pronto. A expressão "neguinho" ficou martelando na minha cabeça igual bate-estaca de fundação de prédio. Achava aquilo preconceituoso, mas não sabia explicar o por quê. Pra piorar, estava numa fase em que também estava refletindo sobre o conceito de "politicamente correto". Coisa que eu abomino, mas vira-e-mexe, me pego fazendo....

(Assunto para outro post, a ser publicado em breve.)

E aí, o termo era preconceituoso ou era coisa da minha cabeça tentando ser "politicamente correto"?

No começo achava que era minha cabeça tentando ser politicamente correta. Afinal, entre cariocas e candangos (e tenho muitos amigos e parentes candangos) o termo serve como substituto de "as pessoas", "alguém", "gente".

Até que lendo sobre o assunto me deparei com o seguinte comentário no blog do Alex Castro:

"Em todos os exemplos que você deu, o "nego" é alguém que não concorda com você ou que tem atitudes estranhas, inexplicáveis, insuportáveis e/ou arrogantes. Alguém que serve de antagonista para que o contraste entre suas idéias e atitudes e as do "neguinho" ajude o leitor a entender o teu ponto de vista

Por algum misterioso e inconsciente mecanismo, esse antagonista, seja nos seus textos, seja em conversas informais pelo brasil afora, é chamado de "nego". Não de "sujeitinho" ou de "carinha", mas de "neguinho". Quem concorda ou age como você nunca vai cair na categoria de "neguinho".

Certamente quem usa essa expressão não está indignado com as atitudes da negraiada, nem pensa em termos de raça quando fala "neguinho não tem noção". Mas provavelmente esse costume deve ter uma origem, esfumaçada pelo tempo, onde havia um componente racista."

Pronto. Não precisou falar mais nada. Pare pra pensar. Na maioria dos casos, realmente, usamos a expressão "nego" ou "neguinho" pra designar o outro, o estranho, mas sempre com um componente negativo. "Nego" ou "Neguinho é aquele que, em geral, faz coisas que eu não faria.

Volte à fala da atriz acima...

3 comentários:

Melanie Bronw disse...

Nao sei se as pessoas que costumas usar essa expressao estao sendo racisitas, mas sei que o recismo ainda existe, e ainda é motivo de violencia; Fiquei boquiaberta ontem acompanhando o jornal do SBT ,o caso da brasileira, violentada na italia por racistas, a moça de 23 anos que estava gravida de gemeas teve a barriga agredita com canivetes...E que mais me chamou atençao foi o fato de ela nao ser tao negra assim...


"Tenho voNtade de sEr mae de um NEGRINH0, iGuaL esse fa Foto!

Lília disse...

Com certeza o neguinho tem muito de pejorativo...
Eu ando meio fula da vida com esse papo de que o racismo está na cabeça do negro...
Uma coisa é fato, eu tenho que ter isso na minha cabeça, pq contantemente sou vítima disso...
Não consigo entender a justificativa de quem diz que no Brasil não tem racismo...
Bom eu não sou neguinha, eu sou uma negra!!! UMA NEGRA!!
Raramente vi alguém se referir ao neguinho de forma carinhosa... geralmente é para menosprezar! Por isso quando acontece perto de mim eu começo a longa e dura batalha de não aceitar e sair como a politicamente correta e ainda ouvir: Vc não é negra... vc é morena! Aff... sem comentários

Vitor Pina disse...

Com certeza é pejorativo e ainda tem resquicios de racismo. Sempre que ouço aconselho as pessoas a mudarem para Fulano, Beltrano ou Cicrano. Quem nao muda a forma como fala, ao invez de neguinho eu falo branquinho ao conversar com essa pessoa para que ela entenda. Ja vi camisas que dizem 100% negro, isso tbm é racismo. A dica é coloca as coisas ao inverso, se parecer estranho é melhor mudar, ja pensou se a camisa fosse 100% Branco, iria soar mal nao?!