domingo, 30 de janeiro de 2011

Design Pré-Operacional

Tendo identificado uma oportunidade, um empreendedor deve definir prévia e claramente sua atividade empresarial, de modo que aquilo que ela explora possa atender às necessidades do cliente.

A definição do negócio a ser explorado só é viável a partir da definição sobre quem seriam nossos possíveis e futuros clientes. Quais seriam as suas necessidades? De que forma eles gostariam de ser atendidos?

Após a definição da missão da empresa, deve-se estabelecer um direcionamento estratégico para o alcance dessa missão, definindo seu posicionamento em seu ambiente e sua relação com os setores da sociedade, sua arena de competição, seus possíveis concorrentes, fornecedores, e instituições com quais irá interagir.

Definidas a missão e as respectivas estratégias para o alcance do resultado almejado, faz-se necessário ao empreendedor a realização de investimentos fixos prévios com vistas a compor o corpo operacional da empresa.

Estes são chamados investimentos pré-operacionais. Na maior parte dos casos, trata-se de aquisição de patentes ou franquias, máquinas e equipamentos, instalações, despesas de organização, propaganda, projetos e gastos com arquitetura e decoração, treinamento de pessoal, dentre outros.

Entretanto, as empresas direcionadas ao comércio vêm, ultimamente - e com toda a razão, dando uma importância acentuada à construção de sua imagem e de sua marca. A elaboração de logotipos atrativos visualmente, bem como de embalagens ou quaisquer outros instrumentos de apresentação e transporte do produto, criaram um mercado de trabalho relativamente novo.

São os profissionais de design, geralmente formados em desenho industrial ou arquitetura, que dão vida, colorido e alegria ao produto.

Neste cenário, destaca-se a profissional Mariana Uchoa. Carioca, com formação acadêmica no Brasil, além de especializações nas escolas de design mais renomadas da Itália e EUA, Mariana apresenta em cada trabalho seu, toda a criatividade e bom gosto na elaboração de logotipos, embalagens, propapagandas e até objetos duráveis e semi-duráveis.





Estas e outras criações desta design, atualmente residindo em Nova York, podem ser encontradas no site http://marianauchoa.com

Fica aqui a dica aos empreendedores que pretendem criar e consolidar suas marcas e imagem da empresa, alavancando as vendas e faturamento da empresa, com uma excelente relação custo-benefício.


Nenhum comentário: